...

segunda-feira, 11 de abril de 2011



Pensamentos

de

Angelus Silesius

(1624-1665)


De tal modo Deus tudo ultrapassa, que nada se pode dizer: por isso melhor rezas a ele quando ficas em silêncio. Pára, aonde corres? O céu está em ti! Se procuras Deus noutro lugar, sempre mais o perdes. A mais nobre oração é quando o orante se transforma no íntimo naquele ao qual se ajoelha. Homem, se não sabes pedir graça a Deus com palavras, fica mudo diante dele: serás ouvido da mesma forma. Sem íntima comunhão com a divindade de Deus, como posso ser seu filho e ele meu pai? Meu amor e meu tudo! É o eco de Deus quando me ouve invocar: meu Deus e meu tudo! O pássaro vive no ar, a pedra no chão, na água o peixe, e meu espírito na mão de Deus. Se de Deus nasceste, Deus floresce em ti, e sua divindade é tua seiva e ornamento. Sou vasto como Deus: não há no mundo inteiro quem me mantenha (oh, maravilha!) fechado em mim. Quando me perco em Deus chego de novo lá onde antes de mim eu era desde a eternidade. Quando pensas em Deus, em ti o ouvirás: se te calas e aquietas, ele sempre te falará. Deus me ama tanto quanto tudo sobre a terra: se não se tivesse encarnado, o faria agora por mim. Pode-se chamar o Altíssimo com todos os nomes; mas também, ao contrário, não lhe dar nome nenhum. Quem diz que algo no mundo é doce e amável ainda não conhece a beleza de Deus. Esvazia para Deus teu coração: ele não entra em ti se não vê o teu coração saído do teu coração. Tenho em mim a imagem de Deus: se ele quer ver-se, pode fazê-lo apenas em mim e naquele que é como eu. O sábio jamais perdeu sequer um centavo: nunca teve nada, e nada lhe foi tirado. Eu próprio sou eternidade, quando abandono o tempo e me recolho em Deus e Deus em mim. Quanto mais te abandonas em Deus, mais ele nasce em ti; nem menos nem mais ele te ajuda em tuas fadigas. Sei que sem mim Deus não pode um momento viver: se eu nada me tornar, ele deve por certo morrer. Deus é fogo em mim e eu nele sou a luz: não estamos, juntos, profundamente unidos? Nunca o homem bendisse mais altamente a Deus do que quando lhe concedeu gerá-lo como Filho. Se minha lâmpada deve espalhar luz e raios, o óleo, meu amado Jesus, deve jorrar de ti. Apenas Deus me ama: tanto se inquieta por mim que morre de temor que eu não o siga. Meu coração é um altar e minha vontade a vítima, minha alma é o sacerdote e o amor chama e brasa. Sou grande como Deus, e ele pequeno como eu; ele não pode estar acima de mim, nem eu abaixo dele. Puro como o mais fino ouro, firme como uma rocha, completamente límpido como o cristal: assim deve ser teu coração. Eu não sei o que eu sou, eu não sou o que eu sei: uma coisa, e por tanto coisa nenhuma, um pequeno ponto e um círculo. Também sou filho de Deus, estou sentado a Sua direita: Seu Espírito, Sua carne e Seu sangue são em mim conhecidos. Deus não se dá a ninguém; se oferece a todos, para ser todo teu se tu O queres. Se, no teu centro um paraíso não puderes encontrar, não existe chance alguma de, algum dia, nele entrar. O olho por onde vejo Deus é o mesmo por onde ele me vê.

Nenhum comentário: