...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lançamento




O SINGULAR Marco Vasques lança dois novos livros


Será no dia 17 de junho, às 19h, na FUNDAÇÃO BADESC, o lançamento dos dois novos livros de Marco Vasques. Flauta sem boca é o novo livro de poemas do autor. O poeta e crítico de poesia gaúcho Ronald Augusto assim se refere à obra: “Marco Vasques volta mais feérico neste Flauta sem boca, seu pathos imagético se instala desta vez — à diferença de Elegias Urbanas, livro de 2005 —, por assim dizer, numa nervura teimosa de versos, ou versículos, mais extensos. As questões que obsedam o espírito do poeta retornam à cena. Observamos um artista que afivela personae trágicas, e enquanto põe a nu seu coração defunto por meio de uma língua que não come hóstias se vê implicado nos horrores que mais registra e recria do que denuncia. Neste pequeno conjunto de longos poemas, Marco Vasques nos coloca diante dos destroços do tempo e da anomia presente que soçobram à tona da linguagem. E mais uma vez, aqui e ali, enfiamos pelas formas do manicômio, do hospital, do hospício, da necrópole, etc, imagens especulares dos nossos territórios urbanos.” Flauta sem boca conta com a apresentação do crítico e poeta Péricles Prade e com ilustrações do artista plástico Fernando Lindote. O livro tem o selo da editora Letras Contemporânea que mais uma vez apresenta um livro graficamente impecável.

O outro livro que será lançado é Diálogos com a literatura brasileira – volume III. Nesta obra Vasques entrevista 30 escritores dos estados do sul do Brasil onde busca explorar a trajetória literária de cada entrevistado. O autores que constam no volume são: Ademir Demarchi, Amilcar Neves, Claudio Cruz, Cleber Teixeira,Dennis Radünz, Donaldo Schüler, Fábio Brüggemann, Fernando Karl, Flávio José Cardozo, Ivan J. Panchiniak, Jayro Schmidt, José Eduardo Degrazia, Maurício Arruda Mendonça, Michel Laub, Ricardo Corona, Roberto Gomes, Beatriz Bajo, Cristiano Moreira, Fernando Koproski, Jaime Medeiros Jr. , Karen Debértolis, Rafael Meireles, Ramone Abreu Amado, Raquel Stolf, Ryana Gabech, Ronaldo Machado, Rubens da Cunha, Telma Scherer, Vinícius Alves, Vinicius Lima. Diálogos com a literatura brasileira – volume III será distribuído gratuitamente no lançamento porque o livro obteve patrocínio da Eletrobrás Eletrosul via Lei Rouanet. O livro tem 416 páginas de discussão sobre o oficio literário e leva os selo das editoras Movimento e Letradágua. Todo o tratamento gráfico foi criado pela a artista Vanessa Schultz.

2 comentários:

Gabriel Gómez disse...

Parabéns Marco por este verdadeiro atacado de cultura catarinense... Quando algum deles seja sexta será mais fácil estar ai... Grande abraço!

Tania Carvalho Nunes disse...

Adorei as capas dos livros!!!