...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Livro de retratos editado pelos poetas Antonio Carlos Floriano e Cristiano Moreira, festeja o aniversário de Itajaí.




Como parte dos festejos do sesquicentenário de Itajaí, acontecerá dia 11 de novembro às 20 horas, na Sociedade Guarani, o lançamento do livro RETRATOS – Itajaí 150 anos de autoria dos poetas Antonio Carlos Floriano e Cristiano Moreira e dos fotógrafos Marcos Porto e Ronaldo Silva Jr. O projeto é uma iniciativa da Freguesia Produção Cultural e editado pela Papa Terra Editora.
O livro de fotografias reúne 110 retratos de itajaienses que ajudam ou ajudaram a construir de alguma maneira a história e o cotidiano da cidade, nos mais variados seguimentos da sociedade. Para escolher os fotografados, o critério foi o mais simples possível: ser morador de Itajaí. Duas pessoas das 110 fotografadas, Valdir João da Silva e Margareth Pires Pereira, faleceram durante o processo de edição do livro e são homenageados in memoriam.
A proposta de fazer um livro de RETRATOS, segundo os autores no prefácio do livro, é tentar responder as seguintes perguntas: “Do que é feita uma cidade? De qual matéria é tecida sua existência, seu progresso e sua história senão da vida, dos novelos dos desejos e experiências de seus habitantes? Como retratar uma cidade aos cento e cinqüenta anos?”. Para estas questões a resposta é mostrar que uma cidade é feita em primeiro lugar de pessoas e que cada rosto conta uma parte importante da história de uma cidade.
O livro reúne a diversidade, a beleza e a alegria do povo de Itajaí. Uma cidade que, por sua geografia e importância econômica no estado, possui um povo acostumado ao trânsito de pessoas, e culturas, uma cidade rica e acolhedora. Mostrar o rosto desta cidade presta-se como um agradecimento e uma homenagem às pessoas que trabalharam e continuam trabalhando para esta construção.
Retratos – Itajaí 150 anos, Editora Papa Terra, 144 páginas, 2010.

Nenhum comentário: